A importância de se celebrar os aniversários das crianças

 

Love&Photography | www.imaginelovephoto.com

Quando chega a altura de celebrar mais um ano de vida, os pais têm imensas coisas em que pensar, de forma a criarem a festa perfeita do seu filho.

No meio de tanta azáfama, como escolher, tema da festa, local, convidados, bolo de aniversário, restantes iguarias e brincadeiras, não sobra tempo, para os pais pensarem no real motivo dessa celebração.

Nós celebramos porque amamos incondicionalmente os nossos filhos, porque gostamos de partilhar com familiares e amigos as nossas vivências e emoções e porque o dia de aniversário é um dia mágico, onde a criança é rei ou rainha.

Mas sabia que…

Para as crianças até aos 5 anos, as festas, são sinónimo de ritual de envelhecimento?
Vários estudos psicológicos foram feitos nesse sentido e a conclusão demonstra, que as crianças entendem as festas e o soprar as velas do bolo de aniversário, como um sinal de ficarem mais velhas.

Casos em que os pais ofereceram apenas uma boa prenda ou fizeram uma viagem, as crianças não entenderam que fizeram anos. Na situação em que os próprios pais não celebraram o aniversário, as crianças acreditaram que os pais não envelheceram. Curioso não?

Por isso é tão importante o simbolismo de soprar a vela, brincar e receber os amigos na festa. Permite o crescimento social da criança, desenvolve a cooperação e o trabalho de equipa através das brincadeiras. Para além, de que sabem que ficaram mais velhas e que com isso terão um novo papel, um novo objetivo, um ano de novas aventuras e aprendizagens.

É tão bom poder celebrar e agradecer o milagre da vida!

E vocês fazem sempre festa de aniversário para os vossos filhos? E para vocês mesmas?

Contem-nos um pouco da vossa experiência …

Screen Shot 2018-07-19 at 13.35.39