Alimentação saudável em festas infantis

zIMG_3632.JPG

Foto: @emcontraluz.fotografia

Cada vez mais os pais procuram incutir hábitos de alimentação saudável aos seus filhos mas, por inúmeras razões, nem sempre é tarefa fácil. Num mundo cada vez mais acelerado e com ofertas constantes em cada esquina, torna-se fácil as crianças ganharem gosto aos mais variados doces.

O que acontece nas festas infantis?

É-lhes oferecido uma panóplia de doces, que deixa qualquer criança eufórica. Podemos até pensar, que aniversário é uma vez por ano e que não tem problema, mas não é bem assim… hoje em dia, é raro o fim de semana em que uma criança em idade escolar, não receba um convite para uma festa de um amigo ou familiar.

O que fazer nestas situações?

Para tornar uma mesa de alimentos saudáveis, tão atractiva quanto uma mesa cheia de guloseimas, devemos abusar na cor dos alimentos, na variedade dos mesmos e no uso de  porções mais pequenas, que permitam a criança comer de forma rápida para gastar as suas energias nas brincadeiras.

Nas mesas da Celebr´Amor nunca falta a fruta , que pode ser apresentada de diversas formas: em espetadas ,com a fruta recortada com o desenho do tema da festa, em copos transparentes que apresentem a fruta por cor, na forma de gelado ( iogurte grego com fruta colorida, misturado no próprio copo de iogurte e levado ao congelador com um pauzinho de gelado).

feature-header9

(Imagem retirada da net)

Tem as opções de batata doce cortada em fatias finas, feitas no forno, em substituição das batatas fritas. Palitos de cenoura e pepino que poderão envolver num molho super fácil de fazer: misturar um pouco de queijo quark e iogurte grego, com uma folhinha de manjericão picada, raspa de limão e oregãos (opcional)…maravilhoso!

Podem usar e abusar de pratos decorados com tomate cereja e mozarela. Ou mesmo fazer uma estação, com umas folhas de wrap, alface, tomate cereja, queijo quark, atum ou fiambre de peru e deixar que sejam as crianças a fazer o seu próprio lanche. É divertido e eles adoram colocar as mãos na massa ( indicado para crianças acima dos 6 anos).

As pipocas podem ser feitas em casa sem açúcar e envolvidas em chocolate com 85% de cacau , tal como algumas frutas que poderão ser banhadas como um cake pop e cobertas com alguns frutos secos picados, por exemplo.

Em relação às bebidas pode optar por águas aromatizadas com fruta, ou limonada caseira adoçada com um pouco de mel.

O bolo de aniversário pode também ser feito com alimentos mais saudáveis, usar açúcar de coco por exemplo, cacau em vez de chocolate, farinha de aveia ou amêndoa. Na Celebr´Amor temos alguns parceiros que nos ajudam nessa tarefa, porque o bolo é sempre o rei da festa.

E o que oferecer às crianças convidadas ?

Para fugir à tradicional goma ou bolacha decorada, tem opções como pacotinhos com bolachas saudáveis personalizados com o tema da festa , frascos de bolas de sabão personalizadas, etc.

Se precisar de ajuda, conte connosco!

Depois de nos termos alongado neste assunto, gostaríamos de saber que opinião tem em relação a este tema. Acha que se deve “fechar os olhos” em dias de festa ou concorda que se deve começar a fazer pequenas alterações?

cropped-screen-shot-2018-07-19-at-13-35-39

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s