Foto: @emcontraluz.fotografia
Cada vez mais os pais procuram incutir hábitos de alimentação saudável aos seus filhos mas, por inúmeras razões, nem sempre é tarefa fácil. Num mundo cada vez mais acelerado e com ofertas constantes em cada esquina, torna-se fácil as crianças ganharem gosto aos mais variados doces.
O que acontece nas festas infantis?
É-lhes oferecido uma panóplia de doces, que deixa qualquer criança eufórica. Podemos até pensar, que aniversário é uma vez por ano e que não tem problema, mas não é bem assim… hoje em dia, é raro o fim de semana em que uma criança em idade escolar, não receba um convite para uma festa de um amigo ou familiar.
O que fazer nestas situações?
Para tornar uma mesa de alimentos saudáveis, tão atractiva quanto uma mesa cheia de guloseimas, devemos abusar na cor dos alimentos, na variedade dos mesmos e no uso de porções mais pequenas, que permitam a criança comer de forma rápida para gastar as suas energias nas brincadeiras.
Nas mesas da Celebr´Amor nunca falta a fruta , que pode ser apresentada de diversas formas: em espetadas ,com a fruta recortada com o desenho do tema da festa, em copos transparentes que apresentem a fruta por cor, na forma de gelado ( iogurte grego com fruta colorida, misturado no próprio copo de iogurte e levado ao congelador com um pauzinho de gelado).
(Imagem retirada da net)
Tem as opções de batata doce cortada em fatias finas, feitas no forno, em substituição das batatas fritas. Palitos de cenoura e pepino que poderão envolver num molho super fácil de fazer: misturar um pouco de queijo quark e iogurte grego, com uma folhinha de manjericão picada, raspa de limão e oregãos (opcional)…maravilhoso!
Podem usar e abusar de pratos decorados com tomate cereja e mozarela. Ou mesmo fazer uma estação, com umas folhas de wrap, alface, tomate cereja, queijo quark, atum ou fiambre de peru e deixar que sejam as crianças a fazer o seu próprio lanche. É divertido e eles adoram colocar as mãos na massa ( indicado para crianças acima dos 6 anos).
As pipocas podem ser feitas em casa sem açúcar e envolvidas em chocolate com 85% de cacau , tal como algumas frutas que poderão ser banhadas como um cake pop e cobertas com alguns frutos secos picados, por exemplo.
Em relação às bebidas pode optar por águas aromatizadas com fruta, ou limonada caseira adoçada com um pouco de mel.
O bolo de aniversário pode também ser feito com alimentos mais saudáveis, usar açúcar de coco por exemplo, cacau em vez de chocolate, farinha de aveia ou amêndoa. Na Celebr´Amor temos alguns parceiros que nos ajudam nessa tarefa, porque o bolo é sempre o rei da festa.
E o que oferecer às crianças convidadas ?
Para fugir à tradicional goma ou bolacha decorada, tem opções como pacotinhos com bolachas saudáveis personalizados com o tema da festa , frascos de bolas de sabão personalizadas, etc.
Se precisar de ajuda, conte connosco!
Depois de nos termos alongado neste assunto, gostaríamos de saber que opinião tem em relação a este tema. Acha que se deve “fechar os olhos” em dias de festa ou concorda que se deve começar a fazer pequenas alterações?
1 comentário